logo-ioarj

É hora de investir no mercado da saúde?

O Profissional da saúde precisa despertar para as novas ferramentas de mercado e descer para o PLAY.

A humanidade nunca vivenciou um momento tão abundante no mercado da Saúde como o qual estamos vivendo. As oportunidades borbulham como em um grande vulcão prestes a entrar em erupção.

As novas tecnologias – não tão novas assim – tidas como exponenciais, convergem para as soluções em Saúde. Um verdadeiro Oceano Azul para os profissionais da saúde, mas com mares já navegados por marinheiros da Engenharia, do TI e do Design.

Essa enorme janela de oportunidades está aberta e precisa ser melhor explorada por médicos, dentistas, biólogos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais da saúde. Atores que não tiveram, em suas formações, os insights da gestão e práticas de mercado, nem tão pouco do espírito empreendedor.

Em algum momento de sua graduação, alguém disse que era importante empreender e saber gerir uma equipe? Que você seria vendedor de seus serviços e por isso precisava dominar técnicas de venda? Que era importante inovar com ciência e metodologia para ganhar o mercado?

Bem, se alguém falou isso na graduação ou pós-graduação, eu não lembro. O mantra era:

“Domine a técnica e o boca a boca lhe garantirá o resto.”

E é por isso que consolidamos uma visão limitada e tecnicista – sem tempo de ver o nosso negócio de fora, sem pensá-lo de forma estratégica e, pior, sem enxergar as oportunidades brilhando no horizonte desse Oceano Azul. Experimente prestar atenção nas rodas de conversas de profissionais da saúde. Os assuntos básicos são 3: a dificuldade de captar novos pacientes, a equipe que não performa bem ou o caso do paciente “X”.

O Profissional da saúde precisa despertar para as novas ferramentas de mercado e descer para o PLAY, pois as regras do jogo mudaram. Hoje é muito mais fácil e barato empreender. Google, Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn… É nesse novo campo onde tudo acontece. Esqueça as mídia convencionais caras e pesadas – TVs, Jornais, Outdoors – que já não possuem mais fit com a grande parte do mercado.

Além disso, e ainda mais valioso, é sabermos que podemos quase tudo com as novas tecnologias – New Techs. Impressão 3D, realidade virtual, big data, realidade aumentada, internet das coisas, nano e biotecnologia, inteligência artificial. Não precisamos ficar mais presos ao consultório. Existe um mundo para ser conquistado e um mercado sedento por novidades e soluções que verdadeiramente gerem valor e causem impacto positivo.

Já pensou em criar a sua própria solução para algum problema seu e, talvez, do mercado? Já pensou em bater na porta de uma indústria ou universidade para colocar no mundo as suas ideias? Já pensou em criar um Crowdfounding para financiar esse seu “produto”? Se ainda não, comece a pensar agora!
Acredite, a mágica das New Techs acontecerá na saúde. E você precisa estar preparado para isso.

plugins premium WordPress